terça-feira, 1 de novembro de 2011

Caminho de Santiago por Victor Lavoura Mogadouro 31/10/2011

Saindo de Almeida em 28 do Mês de Outubro pela manhã, dirigi-me à estrada indicativa por setas amarelas do caminho de Santiago, tendo percorrido cerca de 30 Kms até cerca de Saelices El Chico, quando reparei que aquele não era o meu caminho, mas mais correctamente o caminho pelo Santuario de Nossa senhora dos Franceses e que ligava ao caminho Francês, caindo na realidade, resolvo voltar para tras até
San Felices los Galegos e aí conheci um amigo que me induz a seguir um caminho diferente para Portugal de forma a continuar o meu caminho como estava defenido pela Raia de Espanha.Passei a ponte dos Franceses sobre o Rio Águeda, uma paisagem grandiosa e espectacular com um descenso muito grande cerca de 1hora e 13 minutos de descida para 1000 metros de profundidade e de 53minutos de subida para a mesma distancia, eis chegado à Aldeia de Puerto Seguro, já noite eis chegado á Aldeia de La Bouza Cujo presidente de Freguesia me instalou em sitio adequado para passar a Noite. Criei um amigo, além de uma jovem local Sandra Reyes com que tiramos fotos. De manhã do dia seguinte, a irmã do presidente ao entregar as chaves da Junta, a mesma me deu um pequeno almoço bastante sedutor, uma chicara gigante com café com Leite e alguns queques. Falei com o Padre Local e segui caminho para Portugal. Na ponte que separa os dois países encontrei um grupo de caminhantes de Lisboa "Os 4 pés" tiramos fotos e passamos credenciais, continuando no caminho Escarigo, Almofala, Mata de Lobos, Escalhão e Barca d'alva. Todos estes locais foram muito fotografados por interesse cultural e religioso. Barca D'Alva banhada pelo Rio Douro uma zona turistica de grande qualidade, tirei Fotos. Passei a noite acampado, tendo chovido durante a madrugada o que no dia da partida estava um sol grandioso o que até Freixo de Espada à Cinta foi uma subida com muita qualidade no andamento e na paisagem, tirando muitas fotos. Em Espada à Cinta fiquei instalado nos Bombeiros Locais,com simpatia primorosa tendo dormido lindamente e recoperando bastantes energias para o dia seguinte que pretendia chegar a Mogadouro. Hoje foi um dia com andamento controlado e ritmado de forma a poder chegar ao Mogadouro, muita incerteza derivado ao estado do tempo que se avizinhava Chuvoso, mas Santiago tem feito muito de positivo por mim o que agradeço, pois depois de chegar aos Bombeiros Locais e de fazer umas pequenas compras no Mini-Preço, só depois é que começou a Chover. Tomei banho e fiz a cama, para acabar de jantar na cozinha e vir para sala escrever estas linhas e pôr esta peregrinação em Dia. Amanhã sigo "se o tempo me permitir" para Miranda do Douro, são 48 Kms







Sem comentários:

Enviar um comentário